terça-feira, 1 de setembro de 2015

Aécio: PSDB vai ter candidato à PBH


Aécio : PSDB vai ter candidato à PBH





Lacerda em palanque tucano

Prefeito compareceu a evento ao lado de Aécio, que reafirmou que PSDB terá candidato à PBH

GUILHERME REIS

Com a presença do senador Aécio Neves (PSDB), o encontro de lideranças tucanas realizado ontem, em Belo Horizonte, com vistas à eleição de 2016, chancelou que o partido terá candidato à prefeitura da capital, e a presença do prefeito Marcio Lacerda (PSB) pode sinalizar que as siglas tendem a caminhar para um apoio mútuo.

Apesar de Lacerda ter reafirmado que sua legenda terá nome próprio à disputa pelo comando da capital, uma liderança tucana afirmou que o prefeito poderia se aliar mais uma vez ao projeto aecista em troca de apoio para ser o candidato ao governo do Estado em 2018 com a bênção do PSDB. “Aécio e Anastasia já avisaram Lacerda que o PSDB não vai abrir mão da prefeitura de BH. Ele não vai querer entrar em um embate com o PSDB, ele quer ser governador e vai precisar de apoio”, disse o tucano, que pediu para não ser identificado.

Um dos fiadores da primeira eleição de Lacerda (2008), ao lado do petista Fernando Pimentel, Aécio tratou o desejo do PSDB de comandar Belo Horizonte como natural. “Claro que, pelos ótimos resultados que o PSDB teve em BH, é natural que trabalhemos para ter um nome próprio. Temos conversas, em especial com o prefeito Marcio Lacerda. No que depender de mim e de Anastasia, vamos construir um nome que dê continuidade aos avanços que o prefeito está fazendo”, sinalizou.
Por outro lado, Lacerda, que foi figura presente no palco tucano, usou tom mais ameno para posicionar o PSB no quadro eleitoral da capital. “Eu digo para os partidos não trazerem o processo eleitoral para dentro da prefeitura. A população não está preocupada com a eleição agora. Quer saber da cidade funcionando. Se o PSB vai apoiar o PSDB ou não, isso só será decidido depois do carnaval do ano que vem”, argumentou Lacerda, que faz movimentos internos para filiar o seu secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão (PP), ao PSB para tê-lo como candidato.

O ato do PSDB também pode ter dado forma ao nome que o PSDB lançará para a disputa em Belo Horizonte. Um dos mais cotados para postulante ao cargo pela legenda, o deputado estadual e secretário geral da sigla em Minas, João Vítor Xavier, apareceu, durante o evento, sempre próximo ao presidente estadual do PSDB, Domingos Sávio, e ao lado de Aécio.

No entanto, João Vítor desconversou sobre sua eventual candidatura. “Sou secretário do partido. É natural que eu tenha presença”.

Metas. O encontro de lideranças tucanas de todo o Estado evidenciou a estratégia de Aécio para o pleito municipal de 2016. O plano do PSDB é começar a se organizar para chegar ao fim deste ano com nomes estabelecidos na disputa por prefeituras na maior parte dos 853 municípios de Minas.

Aécio quer antecipar as indicações para evitar decisões “a toque de caixa” e inviabilizar alianças. A meta da sigla é eleger 200 prefeitos no ano que vem. Atualmente, o partido comanda 137 cidades no Estado.

Aécio ironiza “pré-candidatura” de Lula a três anos da eleição

Reverenciado como candidato natural à Presidência da República em 2018, Aécio Neves ironizou o posicionamento do ex-presidente Lula (PT), que disse, na semana passada, que poderá ser candidato “para não deixar a oposição vencer”.

“É legítimo o PT ter candidato, e Lula é o nome de maior visibilidade do partido. Não cabe ao PSDB avaliar o nome de outro partido. O que não é usual é o governo, que não completou nem um ano, já ter candidato. Demonstra enorme fragilidade.”

Durante o evento tucano em Belo Horizonte, correligionários, inclusive o senador Antonio Anastasia, se referiram ao presidente nacional do PSDB como “Aécio, o futuro presidente do Brasil”. O secretário geral do PSDB de Minas, João Vítor Xavier, afirmou que, para os mineiros, Aécio “já é o candidato para 2018.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário